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 Tutorial Rom hack

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MensagemAssunto: Tutorial Rom hack   Sab Out 18, 2008 3:30 pm

Mudando os golpes

Calma,primeiro temos que fazer download ._.
ZShare -->http://www.zshare.net/download/a-tack-zip.html
TurboUpload --> http://d.turboupload.com/d/897994/a-tack.zip.html

Baixe e depois abra.
Clique em LOAD ROM e selecione sua rom.Funciona em todos os jogos da geração Advance.
Após selecionar,uma lista com todos os golpes disponíveis no jogo vai aparecer.
Vou usar de exemplo o golpe Pound (é o primeiro da lista =D).
Após selecioná-lo,lá em baixo suas informações irão aparecer.Força,Precisão,Tipo,Efeito,PP e Mira.
Força = Power
Precisão = Accuracy
Tipo = Type
Efeito = Effect
PP = Power Point
Mira = Target

Power é a força base.Mude à vontade =D
Precisão determina quantos % de chance o ataque tem de acertar.Mude à vontade =D
Type é o tipo do golpe.Mude á vontade =D
Efeito...esse é o mais complicado.Exemplo: Tem uns efeitos pré-definidos como Atacar e se curar (Hit + Heal),atacar e envenenar (Hit + Poison),diminuir a defesa do oponente em um estágio (Lower opp.Def by 1).Mas também tem os mais legais,que são os números =D
Cada um deles tem um efeito especial.Exemplo: O 66 deixa envenenado! =D
Pode conferir vendo o golpe Poisonpowder.O efeito dele é 66,isso significa que 66 deixa envenenado.Sempre que você quiser tal efeito,procure algum golpe que tenha o efeito desejado e copie-o para seu golpe mudado.
PP...é a quantidade de vezes que se pode usar o golpe.Mude à vontade também =D
Mira = Quantos oponentes vai acertar na batalha...exemplo: Enquanto o golpe Tackle só acerta um oponente,no 2x2 o golpe Surf afeta os dois oponentes! (e tem sua base power diminuída pela metade em compensação).
Mas espere!
Ainda não acabou!
Você ainda pode mudar o NOME do seu golpe!
Isso mesmo!
Dê um clique duplo no nome do golpe e digite o novo nome.Acentos são liberados,mas não se esqueça de deixar com 11 letras ou menos.

Advance Starter, aquele que muda os iniciais.

Carga:
http://www.zshare.net/download/2034769edea2b2/

Começo antes do "Começando"
Abra o arquivo, coloque numa pasta, abra o ícone de um dedo, e bote pra foder!!

Começando
Clique em File > Open Rom > Sua Rom
Agora é hora de começar.
Tem 3 Opções, "1. Pokéball", "2. Pokéball" e "3. Pokéball".
Significa o Pokémon que aparece quando você vai escolher.
Selecione o Pokémon da "1. Pokéball", e modifique.

Pra que serve a parte de baixo ???
Uma ótima parte da ferramenta !!!
Ela modifica TAMBÉM o Pokémon que seu Rival usa, contra você.
No lugar do "1. Pokémon" e companhia, modifique, em vez do Treecko aparecer na luta, aparecerá SEU POKÉMON!!!
Mas antes escolha, quem será o rival...MALE (Brendan) ou FEMALE (May).
Pronto, clique em File > Save Rom

Base Edit - aquele que muda Stats.

Primeiramente, o BaseEdit é um otimo progama, essencial para quem quer por novos pokémons ou fakes no jogo.
Ele serve para uma diversidade de coisas, como decidir qual sexo o pokémon virá, mudar status, mudar tipo, etc.
É fundamental que o progama esteja na mesma pasta da rom (ou vice versa).

1- Descubra os status

Attack - Número que indica o ataque do Pokémon (ex: Tackle, Body Slam, etc)
Defense - Número que indica a defesa do Pokémon
Speed - Número que indica a velocidade do Pokémon
Sp.attack - Número que indica os ataques especiais do pokémon (ex: Fire Blast, Water Gun, etc)
Sp.defense - Número que indica as defesas especiais do Pokémon
Hit Points - Número que indica a vitalidade do Pokémon (vida).


2- Macho ou femea?

No centro do progama terá uma barra de rolagem, que geralmente estará no meio.
De um lado terá male e do outro female, se estiver no meio, o pokémon terá chance
de vir tanto macho como fêmea iguais, se você arrastar mais para o lado do female
ele vira mais fêmea, e fazendo o contrário virá mais macho.
Logo abaixo você notará o nome Rarity, ele serve pra facilitar ou não a captura de
um Pokémon. Quanto maior o número mais facil será capturá-lo. Geralmente lendários
estão com o número 3 (por isso é tão dificil de captura-los ).
Exp.Gain, é a quantidade
de experiencia que um pokémon ganhará após vencer uma batalha.


3 - Tipos

Como já diz o nome, você mudará os tipos do Pokémon (muito importante para quem
colocará novos Pokémon). Lembrando que você só pode escolher 2 tipos para cada
Pokémon, e todos os nomes são em inglês.

Nome - Tradução
Normal - Normal
Fight - Lutador
Flying - Voador
Poison - Venenoso
Ground - Terrestre
Rock - Rocha
Bug - Inseto
Ghost - Fantasma
Steel - Metálico
??? - Desconhecido
Fire - Fogo
Water - Aquático
Grass - Grama
Eletric - Elétrico
Psychic - Psíquico
Ice - Gelo
Dragon - Dragão
Dark - Noturno

4-Ablity

Simplismente serve para mudar as habilidades de cada Pokémon, imagina torchic com Air Lock.

5- Salve
Depois de mudar por completo os stats de um pokemon não esqueça de salvar, ou tudo que você fez será perdido.

NEA, aquele que muda o nome de coisas.

download

http://www.zshare.net/download/n-e-a-zip.html

Botando pra quebrar:

faz download, descompacte e tal, abra o programa, clique em Load Rom e selecione sua hack o.o
Espere carregar e vão aparecer duas listas.À esquerda nomes de golpes, que também podem ser mudados pelo A-tack e à direita nomes de Pokémon.
Dê um clique-duplo em cima do golpe/item que você quer mudar o nome, escreva o novo nome e pronto.Assim que você aceitar, o novo nome vai ser salvo.Pronto, acabou o tutô Acho que esse foi o mais rápido.
Não se esqueça de que o máximo é de 10 caracteres, se você ultrapassar esse limite será chamado de Noob pelo próprio programa. Isso que é tecnologia.

A-Text, aquele que muda textos.
Advance Text, aquele que muda textos.


I. Download e começo

Bom,como sempre temos que dar download.

ZShare -> http://www.zshare.net/download/a-text_311-zip-j72.html
Rapidshare -> http://rapidshare.de/files/30087710/a-text_311.zip.html
TurboUpload -> http://d.turboupload.com/d/897827/a-text_311.zip.html

Depois que baixar,descompacte e tudo.Abra.Quando você abrir um aviso aparecerá dizendo pra você fazer cópias da sua rom antes de mudar algo com esse programa,pois ele não se responsabiliza por roms estragadas.
Aí a janela vai fechar.
Clique em OPEN ROM e selecione a rom.Funciona em Ruby,Sapphire,Emerald e não sei se funciona em FRLG.
Depois de abrir,um aviso aparecerá "INI file does not exist.Do you want to create one?" selecione YES.Mais um aviso aparecerá e o programa vai começar a rodar.Agora,para mudar os textos,vá em SEARCH.Marque a caixa "Go to the beggining of the text" e digite algum texto que no jogo você queira mudar.Por exemplo,eu mudei a fala daquele gordo à direita do laboratório em Littleroot.Ele geralmente fala algo sobre computadores e depois "The power of science is staggering!". Então,escreva "The power of" e clique em Search.Então vai aparecer a fala inteira dele.Clique em Write to INI e uma janela com várias caixas vai aparecer.Na primeira,digite o nome da seção onde você vai deixar o texto.Crie um nome de seção se não houver nenhuma seção lá.Depois vá em Text Name e escreva algo que possa te mostrar de quem é o texto,por exemplo Gordim.Depois clique em Add to INI e feche as janelas até deixar só aquela janela do início.Vai aparecer uma seção com o nome desejado e se você clicar em cima verá todos os textos que foram adicionados lá.Selecione o texto do gordo e mude-o,de preferência pulando vários espaços para letra,senão no jogo a letra vai atravessar o balão de fala.Depois de mudar,clique em Save Text e seja feliz com seu texto mudado \o\

PattED, aquele que muda golpes dos Pokémon.
[TUTÔ]PattED, aquele programa que 99% das vezes dá bug e que muda os golpes dos Pokémon.

d-o-w-n-l-o-a-d
http://www.zshare.net/download/2389053dbf1b78/
Abra.
E agora, acorda pra cuspir.

vamos iniciar

Selecione seu jogo no botão que tem o desenho de uma pasta.
P.S.: Só funciona em Ruby e Sapphire.Nway, abra, selecione o Pocé pelo nome e veja o Level e o golpe que é.Mude o golpe e o level como quiser.

Mas já vou avisando.Não tem todos os golpes nesse programa, por isso ele é ruim.Se não fosse o único programa do ramo eu nem postava.
Pelo menos o tutorial dele é simples xD

Pokepic, aquele que muda Sprites.
Poképic, aquele que muda Sprites.

Começando:

ali ta o link ^^.

http://www.zshare.net/download/pokepic-rar.html

Agora, descompacte e pronto.

Botando pra quebrar:

Abra o programa.Clique em OPEN ROM e selecione sua rom.Acho que só funciona em Ruby/Sapphire =B
Agora você vai ver que tem 4 "?" e dois ícones de Bulbasaur, e tá escrito "0" do lado.Mude esse 0 pra 1 e você verá o Bulbasaur de frente, de costas, de frente shiny, de costas shiny e ícone normal e ícone shiny..
Agora começa a mudança:
Caso queira mudar o da frente, não selecione nada e clique em IMPORT e selecione a nova imagem.Caso a imagem dê erro, ou algo, é porque ela precisa ter as mesmas cores do Pokémon e praticamente o mesmo tamanho da imagem do Pokémon de antes.Se der certinho, clique em Write To Rom e pronto.Agora, você mudou a frente, capturou o novo Pokémon e viu que por trás ele continua igual! Selecione o Pokémon de novo e selecione o item "Backpic", à direita, e selecione a imagem.Se ficar mal faça o mesmo de cima, se ficar ruim faça o mesmo de cima XD
Pronto.Capturou o Pokémon, usou ele na batalha e viu que a imagem normal e a de trás estão boas.Mas e o ícone? E o shiny?
Com o Shiny, faça a mesma coisa do de cima mas selecione "Shiny" no painel à direita.Para o ícone, nem adianta, PokéPic não muda o ícone.
E caso queira mudar outro Pokémon, ali no painel que está "1" para o Bulbasaur, vá aumentando até chegar no Pokémon que você quiser.

Overworld Editor, aquele que mexe em ícones.
Overworld Editor, aquele que mexe em ícones.

Começando:

L-I-N-K--

http://www.zshare.net/download/overworldeditorre-zip.html

Abra a pasta compactada, descompacte na pasta que quiser.Agora vamos começar.

Botando pra quebrar:

Agora abra o programa, claro.Note que ele tem a imagem do ícone do Groudon.
Agora, você verá que vai abrir o mini-ícone do seu personagem principal. Caso queira mudá-lo, vá naqueles quadrados do lado escrito "Drawing Canvas" e selecione uma cor na palleta ao lado e comece a pintar XD Depois, vá mudando o "Frame" pra pintar seu boneco EM TODAS AS DIREÇÕES.Cansou de pintar ele? Mude o INDEX e você poderá editar outro personagem, e assim vai.

Já pintou? Quer salvar? Clique em File > Save.Agora está salvo.

Mas e se eu consegui um bonequinho pela internet e agora quero colocar ele de principal? Vou ter que desenhar ele igualzinho?

R: Claro que não.Selecione o boneco que você quer substituir e clique em File > Import Bitmap > Load Sprite e selecione o arquivo do ícone.Não esqueça que tem que ser em todas as direções ;D

Eu vi um ícone numa hack e quero trazê-lo pra minha! Como faço isso?

Abra essa hack e procure pelo personagem.Ao achar, clique em File > Export Bitmap e salve o ícone para depois abrir a sua hack e colocá-lo nela.

Ao colocar o ícone na minha hack, ele ficou com cores diferentes! Como arrumo isso?

Vá lá em baixo no programa e mude o Palette para algum número.

O palette que eu selecionei deu erro! Como posso arrumar?

R: Alguns palettes não funcionam.Os que funcionam são: 0, 3, 4, 5, 6, 11, 13, 14, 15, 16, 18, 19, 20, 21, 22, 24, 26.


Última edição por bestmewtwo em Sab Out 18, 2008 5:22 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Tutorial Rom hack   Sab Out 18, 2008 3:43 pm

FootPrintED,aquele que edita pegadas.
1.Às armas... Aiôô!!!

saca o FootPrintED:
Rapidshare: http://rapidshare.com/files/3452883/FPE.zip.html
ZShare: http://www.zshare.net/download/fpe-zip.html

2.Começando...

Descompacte o arquivo e começe a trabalhar. Após isso,
abra a ROM que você irá modificar:
File>Load ROM

3.Ao trabalho...

Para escolher um Poké, selecione seu respectivo número (National Dex)
na caixa onde está escrito em cima "Select a Foot".
O programa é de uso simples, escolha uma das cores ao lado (Preto ou Branco xD)
e vá pintando os quadradinhos de modo que você faça a FootPrint do jeito
que quiser.

outras armas
SMEA, aquele que muda o lugar que se começa.
SMEA, aquele que muda o lugar em que se começa o jogo.

Realmente preciso dizer pra sacar?

http://www.zshare.net/download/smea-rar.html

Botando pra quebrar:
por a trabalhar
Abra o programa e aperte Control + O, selecione sua rom.
Assim algumas informações sobre a rom vão aparecer.
Agora você verá um botão e uma lista com o nome de cidades.Você deve estar pensando: PORRA!É SÓ ISSO?!
Sim, é sim. XD
Escolha uma das cidades da lista e aperte Ctrl + S.Pronto, você usou o programa :O
Agora, pra que serve o Bank/Level?
Eu não testei ainda, mas acho que se você colocar os dois números do mapa do Advance Map o seu personagem vai começar em um lugar que está fora da lista, dependendo do que você colocar.Quem estiver disposto a testar, fique à vontade u.ú

Fimz.

é sim, exemplo:
0/16= route 101: o profssor fugindo do poochyena kkkk
eh a sim sim



IntroED, aquele que muda o Poké do Birch.
IntroED - Mude o Poké que o Profº. Birch mostra...

1.À carga...

"Abacaxi"
Rapidshare: http://rapidshare.com/files/3454226/IntroEd.rar.html
ZShare: http://www.zshare.net/download/23952370d91871/

2.Começando...

"AVISO: É ALTAMENTE RECOMENDADO FAZER CÓPIAS DA ROM ANTES
DE MUDAR O POKÉMON DA ENTRADA. RISCOS DE BUG."
Primeiro, abra a ROM:
File>Load Pokémon Advance ROM

2.Botando pra quebrar!

Após carregar sua rom, selecione o pokémon que deseja que apareça no início e aperte "ENTER",
Pronto!!! Você usou o IntroED.

OBS.:Este programa também tem a função de modificar a cidade que você começa, mas essa função é muito complexa
para mexer. Existe um tutorial do SMEA (Serve para mudar a cidade de início) pois é bem mais prático.

<>
<>

para mudar o lugar do ínicio
selecione os números:
&H19
&H28
selecione apenas o 19 e coloque 0 no lugar dele
depois selecione apenas o 28 e coloque novamente 0 no lugar dele, agora clique em "set"
e pronto! vc agora começa em petalburg ^^
escolha a cidade e olhe no a-map para saber os números de ond começar

obs: apaguei os outros posts para ficar mais visível este post

e para não bugar...
após selecionar o poké e der ok, feche o programa e não veja se deu certo antes de fechá-lo, senão o poké sai muito escuro



inserindo scripts
Insertando scripts Very Happy

Parte 1 - Conhecendo as ferramentas.
As ferramentas usadas serão: EliteMap, scriptED e Advanced Map.
Abra o scripted e Coloque o script, agora salve (Usando o Compile). Agora vá no Advanced Map e crie um novo mini sprite.

Parte 2 - Colocando o script...de novo?
Segure CTRL e clique no mini sprite! Então, o scripted abrirá. Apague o script e coloque o script anterior! Agora dê Compile.

Parte 3 - script Offset.
Vá no advanced-Map, pegue o script OFFSET e Cole na parte script offset, apagando o antigo.

Exemplo de um script que o Metallic Arcanine precisa:


'-----------------------
#org 0x14B7C3
checkflag 0x10A
if 0x0 jump 0x6B0B50
release
end

'-----------------------
#org 0x6B0B50
setflag 0x10A
setflag 0x800
msgbox 0x86B0C20
callstd 0x2
givepokemon 0x0138 0x100 0x44
nop
nop
cry 0xA1 0x97
nop
nop
nop
nop
end


'---------
' Strings
'---------
#org 0x2913B4
= Ei você\nQuer um pokémon?\pPega esse daqui!\|É um Pokémon bastante raro!

0x14B7C3 é o Código que deve ser colocado no script Offset. Agora salve o mini e pronto!



AdvenceBattle 2.2
1.Download:
http://www.zshare.net/download/2634063dfe4650/

2. descompacte o programa com tudo que tem na pasta

3. começando
Abra o programa e clique em "rom Laden" ou "datei"--> "rom laden" para carregar a rom.

vá onde está escrito: "trainerdaten" e escolha um trainer de um local, exemplo:
Ocean museum(R)- Team magma Grunt
agora clique em "erweiterte ansicht" para ver melhor os dados dos pokés.

4. modificando
Pode ver que o team magma grunt está com um poochyena(se não ver clique em "pokémon wählen" em pokémon 1) no lv 16 e não usa item, se quiser que ele tenha um(growlithe por exemplo) growlithe no lv 20 com oran berry ou potion para usar, vá onde está escrito "poochyena" e coloque o growlithe no lugar, vá onde está escrito "16" e coloque 20 no lugar, vá onde está escrito "no item" e coloque a oran berry ou o super potion (como preferir)
O growlithe é para indicar qual poké o trainer terá, o 20 é o lv em que ele estará e o oran berry ou super potion é o item que ele usará durante a batalha.

5.FIM
pronto você mudou seu trainer!




Caixa
base para caixa(não é para fazerem as suas):
http://img526.imageshack.us/img526/1581/baseparacaixasb7.png
TuTô:
http://img207.imageshack.us/img207/2439/tutcaixads5.png



Pokémon Amplifier 3.2, Aquele que muda...
NOVA FERRAMENTA
1.Faça o download:
http://www.zshare.net/download/266065762499e8/

2.Introdução:
Pokémon Amplifier 3.2 muda stats, evoluções, ataques, ataques HMs e TMs compatíveis... Ou seja! É o base edit, o patted e o rs evolution em um só programa!

3. Começando
Descompacte o programa e etecétera e tal, agora abra o programa, clique em "file" -> "load Rom" para abrir sua rom hack, vá onde está escrito "choose pokémon:" e escolha o pokémon que queira "melhorar", de exemplo usarei o poochyena.

4. Mudando
Vou já avisando este programa é na lingua espanhola, os ataques, types e tudo mais são em espanhol.
Neste site tem os ataques em inglês e espanhol, assim da para vermos como é tal ataque em espanhol e selecionarmos:
http://pokemon-safari.com/sitio/pokedex/401.shtml
Neste caso escolhi kricketot, desça um pouco a página e chegará numa parte onde está escrito:
Pokémon Diamante y Perla
- Ataques por Nível -
Lá terá dois ataques:
Gruñido
(Growl )
e
Venganza
(Bide )
Os que estão entre parênteses> (), são em inglês e os que não estão, são em espanhol.
Para escolher outro poké suba tudo à página, até achar umas partes escritas:
Kanto (oo1 - 151): *para escolher pokés da 1ª geração*, Johto (152 - 251): *para escolher pokés da 2ª geração*, Hoenn (252 - 386): *para escolher pokés da 3ª geração* e Sinnoh (387 - 493): *para escolher pokés da 4ª geração*.

5.Voltando ao programa
A parte de "basic stats" e "Other" são das que ocorrrem no base edit, vou explicar para que serve:
KP=Hit points(HP)
ATTK=Ataque
DEF=Defesa
SPEED=Velocidade
SP-ATK=Especial Ataque
SP-DEF: Especial Defesa
siniestro=Parte onde se coloca os types dos pokés(água,fogo,planta...)
Catch Rate:Raridade, onde se coloca se o poké será fácil ou difícil de pegar, exemplo:
poochyena está:255(fácil), deoxys está: 3(muito difícil)
quanto menor, mais difícil a captura.
Basic-exp: Experiência básica, onde se coloca a base de quanto o poké precisará para evoluir.

6.Tradução
Normal=Normal
Lucha=Lutador
Voldaro=Voador
Veneno=Venenoso
Tierra=Terrestre
Roca=Pedra
Bicho=Inseto
Fantasma=Fantasma
Acero=Metálico
???=Confidencial
Fuego=Fogo
Agua=Água
Planta=Planta
Eléctrico=Elétrico
Psíquico=Psíquico
Hielo=Gelo
Dragon=Dragão
Siniestro=Noturno

7.Evolutions:
Esta parte é para as evoluções, no exemplo do poochyena:
Evo nr.:1*Qual evolução é, 1ª, 2ª...*
Type:Evo. Nível*O Tipo de evolução, lv, pedra, felicidade... *
Level:18*O level que irá evoluir, apenas se for por evolução*
Item:----*apenas se evoluir por item*
to: Mightyena*O poké que ele evoluirá*

8.TM/HM Compatibility:
Nesta parte são os TM's e HM's que o poké pode aprender, é muito fácil, apenas selecione os que querem q o poké aprenda e de selecione os que querem que ele não aprenda.

9.Attacks:
Esta parte são os ataques que ele aprende e o level, exemplo:
1 placaje*Tackel*
5 Aullido*Howl*
e assim vai...

10.Finalizando
Clique em "file" --> "save rom" e Pronto!^^
Seu poké está mudado.
Fim do Tutô, By M.Arcani
Funfa em: ruby, safire, fire red, leaf green, mas parece que não funfa em emerald =/
Um dos melhores programas na minha opinião, pena que é em espanhol =/



LIPS, aquele que mexe com IPS.
LIPS, aquele que mexe com IPS.

ZShare bom

Abacaxi.
http://www.zshare.net/download/lips-rar.html

a trabalhar


Abra o programa.
Não, nesse programa não é necessário abrir a rom antes de começar a trabalhar xD
Agora, você baixou uma hack do WAH em IPS e não consegue usar?
Não?
Então vou te dar uns tilesets novos em IPS.Créditos ao Whack A Hack pelos dois.

Baby:
http://www.zshare.net/download/baby-zip.html

Desert:
http://www.zshare.net/download/deserto-zip.html

Não se esqueça, não fui eu que fiz, foi um cara do Whack A Hack.
Agora, quando você baixou e descompactou, vai ver que eles estão no formato IPS, assim como algumas coisas do WAH.
Agora você vai começar a usar o programa.
Clique em Apply IPS Patch no programa e selecione esse tileset que você baixou, e logo em seguida uma rom de Ruby/Sapphire.Agora vá abrir e veja os novos tilesets ;D
Por que isso aconteceu?
Porque IPS é como um arquivo de informação, e usando o LIPS esse arquivo é mesclado com a hack, fazendo as informações contidas nele serem assimiladas.
Simplesmente aperte o Patch IPS File, selecione o arquivo IPS e logo em seguida a rom que você quer transformar.
E como eu faço meus próprios arquivos IPS?
Clique em Create IPS Patch e selecione a rom que vai servir de base, ou seja, que todas as versões dela possam ser transformadas na hack.No caso eu escolhi uma Ruby, para que qualquer Ruby possa ser transformada no arquivo IPS.
Logo em seguida, escolha sua hack para que as informações possam ser guardadas.E depois o diretório onde ela vai ficar!Pronto! Você criou um IPS da sua hack.
Mas lembre-se que IPS não é só pra hacks, são também pra arquivos de hacks, como tilesets, usando de exemplo esses dois daí de cima.

Fimz.

Byee o/

RSEvolution, aquele que muda evoluções.
RSEvolution, aquele que muda evoluções.

Começando:

Você tem que sacar.
http://www.zshare.net/download/93576930c381/
O bom é que esse programa está quase 100% em Português \o/

ao trabalho

Agora, comecemos, gafanhoto.
Abra o programa e sua rom. Como o próprio nome diz, só funciona em R/S.Para o programa dar certo é necessário que ele esteja na mesma pasta da pasta "Pokemon" que vem junto com ele.
Agora selecione algum Pokémon.Vou tomar de exemplo o Bulbasaur.Na caixa onde tem a imagem dele, há uma seta indicando para sua evolução.Quer mudar o modo como ele evolui? Há uma caixa escrito "Tipo de evol." com várias opções.Vou explicar cada uma delas:

Estágio Final -> Para o Pokémon não evoluir.
Por Felicidade -> O nome já diz tudo.
Luz solar -> Para o Pokémon evoluir por felicidade enquanto fazer sol.Note que há duas opções dessa, mas a que está mais em cima é a Felicidade no sol e a outra é só sol.
Luz Noturna -> Idem ao de cima, mas à noite, claro.
Level -> Se você selecionar esse, uma caixinha à direita permitirá a você escolher o level.
Por Troca -> Acho que o nome já diz tudo, não?
ITEM -> Caso você escolha esse modo, vai aparecer uma caixa onde você terá que colocar um número que indicará com qual item ele vai evoluir.Por exemplo: 96 é a Thunderstone, 97 Water Stone e 95 Fire Stone.
Agi > Ver -> É caso o Pokémon vá evoluir com o ATTACK maior que DEFENSE.
Agi = Ver -> É caso o Pokémon vá evoluir com a DEFENSE maior que ATTACK.
Agi < Ver -> É caso o Pokémon vá evoluir com ATTACK e DEFENSE iguais.

Agora que todos os tipos foram explicados, você verá uma caixa escrito "Evolui para".Lá coloque o número do Pokémon (National) que ele vai evoluir para.

Agora tem mais uma coisa muito útil:

Agora tem uma coisa muito útil:
Viu a barra escrito "1. Evolution"?
É assim que os Pokémon podem evoluir pra mais de um.Se quer adicionar uma nova evolução pro seu Pokémon, selecione isso e vá em "2.Evolution".No quadro "evolui para", coloque o número National da segunda evolução e selecione o tipo de evolução.

Fimzão

Boa sorte com suas hacks.
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MensagemAssunto: Re: Tutorial Rom hack   Sab Out 18, 2008 3:45 pm

mais armas
Advance Map - Editando mapas!
Dessa vez é sobre o Advance Map,um programa com MUITAS funções,cuja principal função é mudar mapas

I. saca o programa

ZShare: http://www.zshare.net/download/advance-map-rar-zip-ask.html

II. Descompacte

Depois que você baixar, verá que o programa está em .rar.
Abra a pasta e veja que dentro dela vai ter uma pasta chamada "Advance Map 1.82".Selecione ela e clique em Extrair, aí selecione a pasta onde ela vai ficar.
Lembre-se que para descompactar arquivos ".rar" você vai precisar do programa Winrar.
Agora, abra o programa e vamos começar.

III. Mexendo nesse programa

Quando você abrir, verá que vai aparecer uma janela pedindo pra você escolher a língua.
Escolha "Português Brasileiro" e aceite.Logo depois aceite com as regras que vão aparecer em outra janela.
Agora o programa realmente vai abrir.Lá no lugar onde tem uns desenhos, abaixo do menu, selecione a fita de vídeo e escolha a rom que você quer mudar.
Obs: A rom precisa estar descompactada e em formato ".gba".
Obs2: Esse programa funciona em Ruby/Sapphire/Fire Red/Leaf Green.
Então espere sua rom abrir e vamos começar.

IIII. Ei, ói eu.

Após selecionar um mapa,você deve ir para Vista do Mapa,lá em cima do mapa.Lá você verá como mapa é realmente.Para mudar,simplesmente selecione um Tile (quadrado) dos montes de quadrados que tem à direita e coloque ele em algum lugar do mapa.Após isso,salve e estará mudado \o\
Mas espere aí! Se você colocou uma pedra em algum lugar que antes se podia passar,agora na sua rom você pode atravessar a pedra,certo?
Então...

IIIII. Permissões de Programa Strikes Back!

Mas isso não é problema!
Clique em Vista de permissões de movimento.Lá,você verá que cada quadrado contém um respectivo número.O número dirá se você pode atravessar o quadrado ou não!Exemplo:

1 - Não é permitida a travessia.Use isto para árvores,pedras,etc.
4 - Pedaço de mar;Você pode usar Surf e pescar.Use isso para oceanos.
C - É permitida a passagem.
D - O mesmo que o 1.
3C - Pode-se passar por cima e por baixo.
10 - Pode-se passar mas é em altura 2, por isso não se pode chegar em outros quadrados com C próximos a um desse.
0 - Usado pra intersexões entre alturas, como 10 e C.

Esses são os básicos,não sei o quê o resto faz.
Mas com isso já dá pra fazer uma boa hack rom,não acham?=D

IIIIII. Mexendo com eventos

Agora chegou a vez dos eventos.
Sem os eventos você não iria entrar em nenhum lugar,não iriam haver pessoas no mapa nem itens.
Ia ser um jogo perdido D:
Mas agora vou explicar como isso funciona.
Continuando com o jogo aberto,mude para Vista de Events.
Lá estarão marcados todos os events do mapa.
Events são: Itens no chão,pessoas,scripts,posição de vôo,teletransportes,etc.
É possível mudar os lugares,deletar velhos e colocar novos.
Mas como fazer isso?
Primeiro vou explicar o quê significa cada um.

P amarelo num fundo verde = Item ou pessoa.
S amarelo num fundo vermelho = Mensagem.
W amarelo num fundo roxo = teletransporte.
S amarelo num fundo verde = script.
F amarelo num fundo vermelho = Posição de vôo.

Agora,como se fazem novos?

Simples.Vá para a direita e veja o Gestor de Events.Lá vai estar escrito a quantidade de todos os Events que existem no mapa.Se estiver marcado 5 existem 5 por exemplo, e se estiver marcado 0 não existe nenhum do tipo.
Para fazer um novo,aumente em 1 o número do que você quer criar e clique em Alterar Events.Vai aparecer uma janela meio tosca.Clique em Confirmar,selecione uma das 5 sequências que vai aparecer e clique em Recolocar.
Se der certo,seu novo script estará no canto superior esquerdo pronto para ser posicionado em algum lugar.
Posicione ele em algum lugar e faça algo que dê sentido,como um W (Teletransporte) em uma entrada de caverna,por exemplo.
Pronto,fiz minha entrada de caverna.Mas agora,como eu faço pra essa entrada levar até a caverna?
De novo,simples.
Duplo-clique no W e aparecerá um monte de coisa,incluindo uma janela escrito Banco de Mapas e Mapa.Isso é que vai definir.
Agora olhe nos outros mapas...do lado do nome estão escritos dois números,certo? Pois é.Coloque o primeiro deles em BANCO DE MAPAS e o segundo em MAPA.
Após isso,salve.
Pronto!Agora seu teletransporte te leva ao lugar que você queria!
^^

Muitas pessoas devem estar curiosas para saber como se colocam treinadores em rotas...
E vou ensinar!
Primeiro,como sempre,crie um script de Pessoa no mapa.Depois,deixe-o no lugar escolhido.Visite algum outro mapa em que você possa ver um treinador com o Sprite (imagem) que você quer.Copie o número que está escrito na caixinha "Sprite" do treinador e o quê está escrito em "script Offset".Depois volte para seu novo personagem e coloque os dois nas respectivas caixas dele.Aí você vai ver que seu novo personagem virou uma verdadeira RÉPLICA do outro.Aí é só ajustar os Pokémons e níveis e pronto =D
Pena que não dá pra fazer isso com o Advance Map.

IIIIIII. Chega de I's mas agora vamos mexer com os selvagens!

Você sempre sonhou em encontrar aquele grande lendário no matinho,certo?
Ou mesmo encontrar um Torchic no matinho da Leaf Green...Pois agora você pode!
Abra sua rom e selecione o mapa.
Vá lá em cima e clique em Vista de Pokémons Selvagens.
Se há algo escrito como Tipo [insira uma caixa aqui]e embaixo outra coisa,você pode colocar Pokés selvagens =D
Se há um botão escrito Criar Novo Pokémon Selvagem também dá =D
Mas se não tiver nada escrito,desista,não dá =P
Mas,agora,como colocar Pokémons selvagens:
Se estiver como a primeira alternativa citada,clique em Expandir e selecione Grama se quer encontrar Pokés na Grama,Água se quer encontrar surfando e Pesca se quer encontrar pescando.Depois faça o velho esquema do Confirmar > Selecione > Recolocar e vão aparecer várias caixas com dois níveis disponíveis e a lista dos Pokémons.Selecione o Pokémon desejado e os níveis onde se pode ser encontrado ele (por exemplo: se eu colocar 5 e 8,ele será encontrado nos níveis 5,6,7 e Cool.
Depois que selecionar clique em Salvar e aperte Ctrl + S.
Pronto! Agora você pode encontrar esses Pokémons selvagens =D
Infelizmente não dá pra ajustar as chances de ser shiny e a raridade.

IIIIIIII. Programa Strikes Back nos extras!

----> Mude o nome da sua cidade!

Vá no mapa desejado,clique em Vista do Cabeçalho e olhe para o quadrado NOME.Vá para o segundo quadrado (da direita) onde está escrtito o nome do local,mude-o e clique em Mudar Nome.Depois faça o esquema do Confirmar > Selecione > Recolocar e pronto!O nome está mudado.

----> Adicione um ou mude o clima!

Selecione o mapa desejado e vá em Vista do Cabeçalho.Vá em Estado do tempo e selecione um novo clima! =D Pode até colocar nevasca no Centro Pokémon e chuva no ginásio de fogo XD

----> Mude o tileset!

Já notou que alguns lugares tem quadrados diferentes dos outros para mudar o mapa?Pois isso acabou!Vá em Vista do Cabeçalho,Tilesets Utilizados e mude =D
Não testei todos,mas só sei que em R/S/E os negócios como Centro Pokémon e mato são 0 e caverna é 12 (ou 17,um dos dois >_<) e o clima de caverna em FRLG é 15.
Só note que se você usar um tileset em um mapa e logo no próximo mapa um tileset diferente, há o risco de ocorrer um BUG.

----> Aumente o tamanho do mapa!

Mapa desejado,Vista do Cabeçalho,Tamanho do mapa.
Aí aumente o comprimento e a altura =D

---> Copie seu mapa ou faça novos!

COPIAR: Selecione o mapa desejado e clique lá em cima (perto da fita) o botão que tem a imagem de uma casa e tem uma inscrição : INS.Vá em CRIAR NOVO LOCAL após clicar nisso e selecione o mapa.Aí clique em Criar e Inseriar e pronto! Tem uma réplica do seu mapa em outro Banco de mapas.
P.S.: Se você trocar o nome da réplica,o normal também vai ser afetado.
CRIAR NOVOS: Clique no botão que tem a imagem de uma casinha com a inscrição NEW.Selecione o nome do mapa,altura,comprimento e os dois tilesets usados.Depois disso ele será criado! =D

----> Faça novas conexões!

Após criar um mapa,vá perto da fita e clique no botão que tem quatro setas azuis.Aí comece a mexer nas conexões! =D
Isso usa uma estratégia parecida com o teletransporte (usa o número do mapa e o número do Banco de mapas).Se quiser adicionar uma direção,clique em adicionar e insira o Banco de Mapas e o Mapa.


----> Importe e exporte mapas!

Você sempre quis passar um mapa de uma rom para outra sem ter que fazer tudo de novo? Agora você pode!
Vá no mapa que você quer passar e vá em Arquivo > Mapa > Salvar Mapa Como.
Agora este mapa vai estar salvo no seu computador.
Aí, abra a rom que você quer passar o mapa para e vá no mapa que você quer SUBSTITUIR.
Agora vá em Arquivo > Mapa > Abrir mapa...
E selecione o mapa.
Pronto! Agora salve.



Unlz_GBA, aquele que edita tiles e etc.
Editando o Title de entrada com UNLZ-GBA!!!

1.À carga...

Abacaxi Strikes Back!!!
Baixe o UNLZ-GBA.
RapidShare: http://rapidshare.com/files/3600112/unLZ.zip.html
ZShare: http://www.zshare.net/download/unlz-zip.html

2.Agora... Ao trabalho.

Ao contrário do que vocês pensam, mudar a tela inicial não é um bicho de sete cabeças,
mas sim de oito. Nada disso, com esse tutô, isso vai ser mais fácil do que
comer batata frita!!! Agora chega de papo e vamos ao que vocês querem.
Para começar, abra a rom:
Clique em OpenFile, no canto superior esquerdo do programa e selecione a rom.

3.Chega de enrolar!!!

Primeiro, na caixa que ao seu lado direito está escrito "Go to", escreva 78,
(número do title de entrada),mas não se esqueça que varia de rom em rom.Em uma pode ser 80 enquanto na outra é 76, por exemplo.Marque 16 Color Mode e clique em "Go to", então, clique em "Save as...",
dê um nome á imagem e salve.

4.Continuando...

Abra a imagem que salvou em um programa editor de imagens (sério?), e edite a imagem (nossa!) a seu gosto.
OBS.: Use a opção "Use Black/White" para poder editar com mais facilidade.

Após editar a imagem a seu gosto, vá no UNLZ-GBA e clique em "Import", selecione a imagem
modificada e quando ela aparecer na tela do UNLZ, clique em "Write to Rom" (É super importante fazer isso.)
Agora dê uma olhada no seu title!!!
Mas na hora de mudar, preste atenção.Para a figura ficar no meio ela tem que estar meio inclinada
para o lado direito e meio para baixo.
E para trocar as coisas como bolhas, veja onde as bolhas estavam antes e coloque as novas coisas que
vão ficar "andando" pela tela no mesmo lugar
OBS.:Para fazer as partes do pokémon brilharem (como as marcas do Groudon), use o branco.
OBS.:O endereço do title de entrada pode variar, mas a maioria é esse.

6. Tem mais o/

Mudou a imagem, mas agora continua "Ruby Version" sendo que o nome da sua hack é outro?
Não, não é o fim do mundo! Mas agora o bicho vai ter uma cabeça a mais!
Vá no número 1638 e aperte Goto.Lembre-se que isso também varia de versão em versão, e coloque no modo de 256 cores.
Agora faça o mesmo de antes, Exporte ele para algum lugar e pegue a imagem num programa editor de imagens.
Você vai notar que o "Ruby/Sapphire Version" vai estar divido em dois.Agora pegue as duas imagens
e coloque elas lado a lado com uma leve faixa entre elas, mas frente a frente, assim você vai poder ver
como vai ficar depois que mudar.Quando terminar coloque eles de volta na posição como estavam.
Aí mude como quiser e pronto! o/ Salve no Unlz quando terminar.
Vá ver como ficou seu title !

7. Ainda tem mais um pouco! o/

Mudou o "Ruby/Sapphire Version" mas agora...como eu mudo os créditos embaixo? O jogo é meu e não da Nintendo. ¬¬
Então vá de novo no Unlz_GBA, e coloque 1636.
Vai aparecer os créditos.Exporte eles e coloque o nome, abra um programa de edição de imagens
com a imagem e mude o que quiser.Vai estar reto, diferente do "Ruby/Sapphire Version", finalmente o/



Fazendo Novos Trainers e Pokémons! \o\
Vá nos números 1300, por aí, você verá imagens de treinadores. Se quiser modifica-los e fazer novos, exporte-os, e modifique-os usando o Paint. Agora é só importar. (Exportar - Clicar em "Export", Importar - Clicar em "Import"). Os Pokémons...veja pelos números 500, 600, por aí. Vai até o 1200...depende da Rom fica diferente.



Hey...tiles, e eu? u.u
Como mudar os Tiles? No unLZ-GBA (Rom Pokémon Ruby/Sapphire), vá nos números 1619, por aí. Quando você ver tudo preto montanhas, árvores, que correspondam aos mapas de Pokémon Ruby, clique no modo Black/White e Exporte. Agora modifique no Paint ligando as cores, se a cor da Grama é preta, a cor preta correponde o verde. Depois, Importe.





Tutorial Mudando Treinadores
Tutorial Trocar Treinadores
Mudando Treinadores.

Para mudar os treinadores vc precisa ter o programa chamado unzl gba.
Vá em unzl gba clike em file e abra sua rom.
Depois ali em baixo tem uma barra branca e na frente escrito GOTO.
Na frente da palavra goto tem uma barra branca, va nela ponha o numero 1300 e aperte goto.
Vai aparecer os treinadores, para passar os treinadores clike em next e vá passando ate achar uma que quiser tirar do jogo e por outro em seu lugar.
Ao escolher o treinador que quer rançar fora, clike em SAVE AS, depois escolha um nome e escolha a pasta onde quer salvar.
Depois de salvar abra o paint e clike em arquivo e abrir, abra a imagem que salvo antes, e copie o seu fundo com um tipo um conta gotas em baixo da borracha, para copiar clike nele e depois clike na cor do fundo do treinador, pronto já esta copiado.
Depois escolha o sprite que quer trocar por aquele treinador, por exemplo tire Roxanne e ponha Mysti e só um exemplo, para trocar vc vai em seu sprite que quer trocar, clica com o botão direito em cima do sprite e escolhe abrir com ae vc poe paint que vai tar escrito la.
Depois disso vai abrir o paint, vc não pode fechar nenhum, programa durante esse
Processo, depois um tipo um retângulo do lado da estrela clike nele e corte sua imagem ou selecione ela inteira, ae vc clica com o botão direito em cima da dela e copia.
Depois vá naquela foto que vc salvou com o unzl gba e selecione ela com o botão que
eu disse agora tipo um retângulo do lado da estrela, selecione ela inteira e clike com o botão direito em cima e ponha colar.
Depois disso vá no botão preencher com cor tipo um baldinho, e pinte o fundo dela com aquela cor que copiou, se vc fez o projeto certo ela já vai estar selecionada.
Ae feito isso vc pega e vai em arquivo e salva.
Depois disso vá em UNZL GBA e clike no botão import, e selecione a foto que salvo no paint, ae depois de importar vai aparecer a imagem do novo treinador que vc selecionou no lugar do antigo treinador.

Continuacao
Depois clike em WRITE TOM ROM, pra salvar e ser der erro e porque nao da pra salvar.
Pois os sprites quem te ser do msm tamanho.
Ou na hora de salvar vai ter 4 pra selecionar, 2 vai ta selecionada ae vc tira a do lado direito, mais faca copia de sua rom antes, porque costuma dar muito bug ou travar a rom.
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MensagemAssunto: Re: Tutorial Rom hack   Sab Out 18, 2008 3:46 pm

+ armas
Tutorial Spread
Antes de tudo baixe a ferramenta spread
http://www.zshare.net/download/spread-rar.html
Ebaaa vamo começar
Pegue a ferramenta e extraia ela para a pasta da sua hack rom.
Agora abra a ferramenta e aparecerá assim
"Select Rom"
Se a rom estiver na mesma pasta que a ferramenta ou vice-versa,basta escolher a rom e aperta em ok.
Agora você deve estar vendo o Brendan,e quem sabe todo podre.
Não ligue para os códigos podres que estão ali,acho que não serve pra nada o.o,veja 2 setas,um para a direita,outra para a esquerda,quando apertar o para a direita verá que o programa é quase a mesma coisa que o OVERWORLD EDITOR.
Pegue um mini de algum carinha e clique em edit,agora abrirá o bonequinho em tamanho maior.
Pegue as cores ao lado e clique em uma,agora você poderá pintar e modificar !
O "load" serve para desfazer toda a sua pintura.
O "save" serve para você salvar seu rabisco feito no desenho,ou seja,se voce colocar uma bola preta no mini sprite você verá a mesma bola preta no carinha no emulador.
O "frame" é pra ver sua direção,costas,direita,esquerda,andando ...
Enfim,modifique até dizer CHEGA.

Finzão do tutô
By Hiroshi.




[TUTÔ] PokeTronic, Aquele que Muda Lendários
1º Link de Download:
http://www.zshare.net/download/poketronic0-7s-zip-388.html
Créditos de programa upado: King(acho).

2º Abrindo.
Descompacte o arquivo do ZIP, com winzip ou winrar, depois o abra e clique em “open” para abrir à rom.

3º Mudando os iniciais.
Clique em “tools” e depois em “Edit”-> “Edit Starters pokemon”, agora vai aparecer uma janelinha com três opções, a primeira Com o treecko, a segunda com torchic e a terceira mudkip(no Ruby/Sapphire), depois de modificar clique em “save” para salvar.Na Fire Red/Leaf green não da para usar essa ferramenta.

4º Mudando a posição de vôo.
Não tenho certeza se serve para isso mesmo, Clique em “tools->Edit->Edit FightLanding” e mude a posição de vôo de Petalburg(na Ruby), parece que não da para mudar das outras cidades, depois de modificar, clique em “save” para Salvar.Já no Fire Red/Leaf Green aparecerá a Pallet Town e parece também que não da para mudar a posição de vôo das outras cidades.

5º Mudando nomes dos pokés.
Clique em “tools->Edit->Edit Pokemon Name”. Na nova janela, escolha o poké que ira mudar o nome do lado esquerdo ou escreva o número dele na caixa “PKMN No.”, clique em “Official” para achar pelo numero da national dex do poké, clique em “Game” para escolher o Numero da Hoenn Dex (em R/S) e em “Hex” para procurar pelo numero hexadecimal. Após ter escolhido o numero, clique em “Go” e selecionará o poké automaticamente. Para mudar o nome vá na caixinha escrito”Name:” e Mude o nome, Atenção: só pode mudar o nome do poké se o nome tiver o mesmo tanto de letras.Após ter editado, Clique em Save Para salvar.

6º Editando Nome Dos itens.
Clique em “tools->Edit->Edit Item Name”. É a mesma coisa de editar o nome de poké só que em vez de mudar o nome dos pokés irá mudar o nome de itens.

7º Atalhos.
Clique em “tolls->Programs” e verá que tem atalho de alguns outros programas, Overworld Editor e Fire Starter, esses são em tutôs separados.

8ºMudando as batalhas contra pokés.
Clique em “select a Event” no canto esquerdo de cima do programa, se for R/S irá ter esses pokés:
Rayquaza
Latios/Latias
Groudon/Kyogre
Regice
Regirock
Registeel

Se for FR/LG irá ter esses pokés:
Zadpos
Moltres
Articuno
Mewtwo
Deoxys

Para mudar faça o seguinte:
Na caixa “Sprite” coloque &H e o número da sprite.
Na caixa “Script” copie o código e cole no event do a-map para lutar contra o poké.
Na caixa “Flag” não sei muito o que fazer, mas acho que é onde ele estará.
Na parte “Behavior” Parece que é o movimento que o poké faz.
Na Parte “Pokemon:” escola o poké que ira lutar.
Na parte “Cry” Escolha o grito do poké, escreva &H e o número que está escrito antes do nome do poké na Caixa “Pokemon”.
Para criar seu própio event sem usar os lendários da rom faça o seguinte:
Clique em “Tools->Insert->Insert Wild Battle Script”
Na caixa “Level:” selecione o level em que o poké vai estar.
Na caixa “Pokemon:” Selecione o Poké da luta.
Na caixa “PKMN Cry:” Coloque &H e o número do poké, tipo se for Jirachi é: &H199.
Na Caixa “Battle Style:” Selecione o estilo de batalha.
Na Caixa “Battle Music:” Selecione a musica que irá tocar na batalha.
As outras caixas são mais complicadas, tipo invisibilidade, onde ele estará e o script offset. Depois de terminar, clique em “Insert Script” para inserir.

Outros Benefícios.
Clique em “Tools->Insert” e clique em “Insert/Edit Braille” para colocar/editar as letras em braile dos regis, ou clique em “Scripttopho” para colocar diálogos com cores diferentes.
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MensagemAssunto: Re: Tutorial Rom hack   Sab Out 18, 2008 5:17 pm

Imagens indexadas
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algumas ferramentas

title scream
Mude o rugido da abertura de FR/LG! pdownload

advance map
Criar mapas, modificar tiles, mudar eventos! download

Advance Mart
Programa que muda os itens a venda nos mart´s de todas as cidades. download

Starter Editor DP
Mude os inicias das roms de Pearl e Diamond! download
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MensagemAssunto: Re: Tutorial Rom hack   Qua Dez 31, 2008 8:37 pm

PUxa eu keria poder ter o que precisa no a-text o meu so da errado e aki naum da pra baixar de geito nenhum


=/
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MensagemAssunto: Re: Tutorial Rom hack   Qua Dez 31, 2008 10:41 pm

me adiciona no msn e eu te entrego uma pasta com todas as ferramentas e bem pequena... bem quem quer as ferramentas fala comigo

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MensagemAssunto: Re: Tutorial Rom hack   Dom Mar 01, 2009 4:55 am

ei cara me da uma ajudinha ae tipo o emulador que eu tenho não abri a as roms so as do msm site que eue baixei o emulador da para me passar um site de um emulador qua da para fazer isso e se der para me add no msn para me ajudar eu agradeço meu msn é
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MensagemAssunto: Re: Tutorial Rom hack   Dom Mar 01, 2009 1:24 pm

aqui no forum tem os emuladores
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MensagemAssunto: Re: Tutorial Rom hack   Hoje à(s) 12:50 am

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