compra um gameboy advance e pokémon firered e curte-o.
então olha, vê aqui:
pokelegend-ptO que precisas:
- Paciência
- UnLZ-GBA
- Cyclone Prototype
- Advanced Pallete Editor (APE)
- MS Paint ou algum programa assim
- ROM FireRed (US) [POKEMON FIREBPRE01]
- VisualBoyAdvance
Vamos lá!
Ok, abra a sua ROM no UnLZ e procura uma sprite que queira usar [Vou usar a sprite do Scientist (#1606).]
https://2img.net/r/ihimizer/img525/7758/scientistct3.png - Scientist
// Pokémon Sprites {668»1498} | Trainer Sprites {1499»1646}
Encontraste a sprite? Bom, agore clique em "Save as..." e salve a sprite.
Feito.. antes de continuarmos, escreva o pallete offset and number.
https://2img.net/r/ihimizer/img117/4885/palletenotesxl7.png - Pallet offset and number
Agora, em UnLZ-GBA vá para "2011". Se tiver a mesma ROM FR que eu tenho, vai ver (alguma coisa como) this. (isto)
https://2img.net/r/ihimizer/img245/7003/charal6.png - this
Sim, acertaste.. este é o Charizard do ecrã de título, um bocadinho desorganizada, mas não te preocupes.
Espero que ainda tenhas o número das paletas da sprite. Bem, escreve o número e pressione "Select Pal".
As cores do Charizard vão mudar para as do sprite (DUH).
Agora, pressione "Save as..." e salve a imagem.
Ok, agora abra o seu 'Charizard' gravado com Paint e encha a imagem com a cor de fundo.
8/10 vezes é essa cor verde(CASO NÃO CONSIGA IMPORTAR, RECOMECE E DESTA VEZ DEIXE O FUNDO COMO ESTAVA).
Agora, é apenas para Paint, faça "Editar - Colar de..." e escolha a sua sprite salvada.
Deve aparecer no canto superior esquerdo. Deixa aí e salve a sua sprite.
[Salve em 24-bit .BMP]
Feito? Ok, importe a nova imagem em UnLZ-GBA. Pressione "Write to ROM" para gravar.
[Tenha a certeza que "auto-abort" está seleccionado, se a imagem é demasiado grande, não irá gravar na ROM.]
-- [Se é demasiado grande, leia a parte "Demasiado grande?"]
A imagem está gravada na ROM, por isso clique em "Next".
Verá uma messed up something.. (alguma coisa desorganizada) Precisamos de a "Dumpar", assim pressione "Raw Dump".
https://2img.net/r/ihimizer/img441/1309/tilemapfm4.png - messed up something
Ok, penso que é a altura de abrir o Cyclone e começar a 'editar' o TileMap de Charizard.
Siga os passos na screen. (Imagem)
https://2img.net/r/ihimizer/img526/2789/cyclonenf3.png - screen
1. Escolha a .BMP salvada
2. Tenha a certeza a paleta 14
3. Escolha a RAW salvada]
-- [É possível que tenha de mudar o Tipo de Ficheiro antes de ver os ficheiros]
Verá uma imagem desorganizada na direita, encha tudo com a cor verde.
Ok, precisa de 'mapear' a sprite da esquerda para a direita, tila por tila.
[A imagem na direita 'emula' o ecrã, onde puser é o que será mostrado no jogo]
-- [Leva muito tempo a fazer isto]
Quando acabares, grava a tilemap, tenha a certeza que salva como ficheiro RAW.
De volta a UnLZ-GBA, ainda em 2012 importe a RAW. [File - Load RAW...]
Pressione "Write to ROM", tenha a certeza que Auto-Abort está activado e veja se é grande ou não.
É? leia "Too big?". | Não é? Está com sorte!
Ok, quer ver se deu certo? Abra a sua ROM em VBA.
[Looks (parece) que fiz certo...]
https://2img.net/r/ihimizer/img244/32/screen1hy7.png - Looks
... mas as cores estão mal! Não te preocupes, vamos tratar disso.
Abra a ROM em APE e vá à paleta que escreveu abaixo.
[Espero que ainda a tenha!]
[Se usou uma sprite de Pokémon ou Trainer tenha a certeza que activou "Compressed Pallete"]
Verá as cores da sprite.. certo? Pressione o botão "Copy".
[A paleta será copiada em baixo, vê?]
Agora, carrega a paleta no offset "00EAD5E8", isto é a paleta de Charizard.
[Desactive a opção "Compressed Pallete"]
Quando está carregada, pressione "Replace" e está pronto! Veja o seu trabalho em VBA.
Feito, see (vê)?
https://2img.net/r/ihimizer/img218/5752/screen2jn2.png - See
Too big?
Abra a ROM num HEX Editor (Thingy32, por exemplo.
Procure um monte FFs or 00s.
Encontrou um monte de FFs or 00s? Procure o offset e copie-o.
Nesse pequeno popup em UnLZ-GBA quando pressionar "Write to ROM" substitua a "Image Offset" pela nova.
Desactive Auto-abort e active Auto-fix.
Pressione OK e tudo estará certo quando carregar a ROM.